sábado, 31 de janeiro de 2009

mundos e peles - O homem e o humano...

Que é o HOMEM?
Religião, política e esporte são escolhas individuais que nos cabe respeitar sem convencimentos ou proselitismos. Assim pensarei o homem em seus mundos - interno e externo e a 'humanidade na vida cotidiana'.
Todas os textos, ficcionados ou não, e as reflexões decorrentes dos mesmos serão descritos sob o olhar antropológico e, transversalmente, em seu diálogo com outros saberes sobre o homem.
A comunicação escrita é um exercício recente em minha vida e sendo assim, aceitarei todas críticas como forma de aprimoramento da comunicação escrita...
Pensarei o Homem e a Humanidade como causa de todas as coisas "HUMANAS e do humano", na terra.
Nessa direção a questão que se configura como urgente para mim é repensar conceito de 'HUMANIDADE'.
O que é o "humano"?
O que é SER um SER HUMANO?
O que é ESTAR um SER HUMANO?
O que DESEJA e o que FALTA?
Qual a origem do sofrimento psíquico?
Qual a origem da culpa e da vergonha?
Eis a questão que pretendo esmiuçar.
Através do exercício despretensioso do pensamento e da linguagem escrita, tentarei descrever memórias com o objetivo de pensar, repensando os mundos - interno e externo ao Homem...
Mundos e Peles - Histórias e Geografias do homem e do humano são o tema deste blog.
A subjetividade e suas "Peles" serão representadas em capítulos, com nomes e enredos fictícios, apenas para ensejo à discussão.
Não tenho certezas absolutas sobre muitas coisas e assim, seguirei pensando e construindo caminhos e trilhas, ouvindo, escrevendo e exercitando o pensamento, reconhecendo sem culpa ou vergonha a minha humanidade.
Meu objetivo?
Tornar-me um ser humano melhor e mais responsável em minhas escolhas...
...
Mai

10 comentários:

Ester disse...

Parabéns, Mai, pelo novo espaço!

Precisavas mesmo expandir-se, tenho certeza que este será um lugar de muito aprendizado e sinto-me privilegiada de poder acompanhá-la, um pouco mais de perto, nessa caminhada,

Sucesso sempre, amiga!


beijo estelar*

Tentativas Poemáticas disse...

Olá Mai
Faço minhas as palavras da nossa querida amiga Esther.
Muito obrigado pela atenção.
Vou segui-la, certamente.
Beijinhos
António

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Mai...espero que aqui voc~e possa continuar toda a sua expansão, tua alma é grande, teu entendimento extrapola as fronteiras...bom..to por aqui...sorrindo...e aproveitando todos os ensinamentos...um abraço na alma

Sueli Maia (Mai) disse...

Esther,Ántônio e Élcio fiquei feliz pela visita. comentário e adesão ao novo espaço entre amigos.

Muito carinho e
obrigada, sempre.

adouro-te disse...

Gostaria de ser capaz de comentar...
Beijo.

Luna disse...

E quem tem certezas seja do que for?
Cada vez estou mais convencida que na verdade nada sabemos,
e que quando temos certezas estamos a ir pelo caminho errado.
Parabéns pelo novo espaço
Beijinhos

D.Ramírez disse...

ou como disse um amigo que a anos nao vejo:
Nesse mundo existe ser humano e sera humana..

rs

Besos

Paula Barros disse...

Uma certeza que tenho é que não há certezas absolutas, mas a minha certeza que foi aprendida com o tempo, amanhã, daqui a pouco, já não será também uma certeza.

Nessa sua caminhada, pretendo acompanhá-la, você pensando, me fará pensar, repensar, a mim, a vida, a humanidade, o ser humamno, no ser e no estar.

Também buso me tornar um ser humano melhor, ou pelo menos me tornar mais humana.

Esse blog promete.

Boa sorte e vamos juntas.

beijos

VIDA disse...

Olá Mai

Tornares-te um SER Humano melhor, não é possível. O paradoxo, reside na falsa identidade do "eu", enquanto Humano, ser-te-à possível melhorares qualidades. contudo só será possível, uma ínfima parte, do todo que és.
Porém é te possível, "SER-Humano", e quando isso acontece, o todo se reconhece, em sintonia, corpo, mente e espírito. Quando assim é, a perfeição se revela, e a ilusão na realidade é trazida à Luz.

Paz

Sandra Costa disse...

Mai, entendi a parte do 'mundos'

e peles?